O governador Ibaneis Rocha (DF) assinou a ordem de serviço que marca o início dos estudos para viabilizar o que tem sido denominado de “Linha 2 do Metrô-DF”. Ela pretende ligar a Esplanada dos Ministérios até Santa Maria e Gama, passando por Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, ParkShopping, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.
A obra promete transformar a mobilidade da região, encurtando distâncias e trazendo mais qualidade de vida para milhares de moradores. Além disso, novas estações também terão serviços de saúde como fisioterapia, odontologia e atendimentos para pessoas com deficiência.
Isso é apenas o começo, e tão somente isso. Um projeto importante para quem vive no Gama e em Santa Maria, com toda certeza. Mas que nunca saiu do início.
Enquanto isso a linha férrea existente na região de Santa Maria, que passa pela região goiana do Entorno do Distrito Federal, segue sem futuro.
Era para um trem de passageiros, inicialmente operado pela estatal CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) ligando o centro de Brasília à cidade goiana de Luziânia. Mas isso nunca saiu da fase inicial. Agora mais um projeto ferroviário na fase inicial. que nunca saiu disso
Os próximos passos desse “sonho”
- * Estudos de viabilidade técnica e ambiental – já foram feitos diversos deles.
- * Modelagem econômica do projeto – já foi feito no passado mas sempre refazem.
- * Aquisição de novos trens e melhorias em linhas já existentes – os trens do VLT do Arruda ninguém sabe cadê.
Vamos acompanhar isso, mas se não saiu até hoje. Um dia talvez.