A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em um julgamento que terminou no dia, 11 de setembro.
Bolsonaro foi considerado culpado por “Golpe de Estado” e outros quatro crimes.
Atualmente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar. Mas aliados do Bolsonaro e do STF preveem que o ex-presidente seja transferido para o complexo penal como a Papuda, no Distrito Federal?
O entorno de Bolsonaro avalia que ministros da Suprema Corte veem a cadeia como um “símbolo” do julgamento da trama golpista. Sob reserva, um integrante da família do ex-presidente disse que o movimento é uma tentativa de “humilhar” e “desgastar” o ex-mandatário. O que pode fazer sentido.
A aposta, contudo, é que Bolsonaro ficará poucas semanas no presídio e que o STF restabelecerá a prisão domiciliar, devido à condição de saúde dele. O ex-presidente enfrenta problemas em decorrência da facada que tomou na eleição de 2018, e neste ano foi diagnosticado com câncer de pele.
O ponto chave nessa história, algo até mesmo já levantado por jornais sérios, é que o Ministro Relator desse processo precisa disso. Algo que está sendo denominado de “uma foto”. A “Suprema Corte” precisa de ter Jair Bolsonaro num complexo prisional para corroborar com todo esse processo de “Trama Golpista”. Visto que o ex-presidente foi julgado e condenado como sendo o “cabeça de chave” disso tudo.
Questionado na última sexta-feira (31/10) sobre a possibilidade de o ex-mandatário ser enviado à Papuda, o STF, ainda, não emitiu posição oficial. Mas o que se tem visto nas redes sociais e na mídia em geral é que isso pode vir a ocorrer já na próxima semana.
