Valparaíso de Goiás foi selecionada pelo Ministério da Saúde para implantar de forma pioneira o SAFIA CARE. Um sistema inovador de telemedicina que utiliza inteligência artificial para aprimorar o atendimento no SUS.
No dia 20 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu representantes da startup

Safia Tec, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Participaram da reunião a superintendente de Saúde, Dra. Ana Carolina Bezerra, o Dr. Edeijavá Lira (UnB), o consultor da Safia Tec, DR. Ricardo Barreto, e o especialista em Inteligência, Sr.Artificial Alysson Sobral. O encontro marcou o início das tratativas para a implantação do sistema no município.
O SAFIA CARE integra ferramentas avançadas de aprendizado de máquina e análise de big data para realizar triagem inicial, atendimento preliminar e encaminhamento ao médico. Além disso, conta com um motor de vigilância epidemiológica. Ele é capaz de apoiar a detecção precoce de endemias e pandemias, ajudando a reduzir riscos e impactos na saúde pública.
Com processamento em tempo real de dados médicos, laboratoriais e ambientais, o sistema tem potencial para salvar vidas. Conter surtos de doenças e reduzir custos sociais e econômicos. O Ministério da Saúde já aprovou o projeto em sua fase teórica e técnicos virão a Valparaíso para acompanhar a implementação prática.

A escolha do município contou com articulação do gestor cultural Fernando Fernandes e do secretário de Cultura Afrânio Pimentel, que intermediaram a parceria junto ao Governo Federal. A implantação piloto será realizada na UPA de Valparaíso, tornando a cidade referência nacional na área de saúde digital.
A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Luciana Caixeta Mendes, destacou a importância da iniciativa:
Estamos trabalhando em parceria com a Safia Tec e o Ministério da Saúde para garantir que Valparaíso seja modelo em inovação tecnológica aplicada à saúde. Nosso compromisso é oferecer atendimento de excelência e cada vez mais humanizado aos usuários do SUS.