A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) retomará as obras da Linha 1 em Ceilândia. A medida foi publicada no no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (18). Com o aviso de reabertura da licitação que definirá a empresa responsável pelas obras de ampliação do sistema metroviário na região administrativa. Após a assinatura do contrato, o prazo estimado para a conclusão é de 45 meses.
A obra prevê a ampliação de mais de 2,3 quilômetros de trilhos após o atual terminal de Ceilândia. O objetivo é facilitar o deslocamento diário da população local. Esta que já ultrapassa meio milhão de habitantes, de acordo com a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A).
Além disso, o projeto inclui a construção de duas novas estações, localizadas entre as quadras QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. O novo trecho seguirá até as proximidades da BR-070, na saída para Águas Lindas.
O edital também prevê a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, a execução das obras civis das futuras estações 28 e 29, a implantação de duas subestações retificadoras e dos sistemas fixos necessários para a plena operação da expansão da Linha 1.
Segundo o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, a expectativa é beneficiar cerca de 12 mil novos usuários. “A retomada das obras simboliza um passo concreto na consolidação de um sistema metroviário compatível com as necessidades da capital e de sua região metropolitana”, afirma.
