Foto: internet

O multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal morreu neste sábado, aos 89 anos, no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nas redes sociais do músico: “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”. A postagem ressaltou que, no momento de sua partida, seu grupo estava no palco, como ele desejava, fazendo música.

Conhecido como “o bruxo” da música instrumental, Hermeto foi considerado por Miles Davis “o músico mais impressionante do mundo” e venceu três vezes o Grammy Latino. Autodidata, começou a tocar aos 10 anos e só passou a escrever partituras depois dos 41. Ele transformou objetos do cotidiano em instrumentos musicais, mostrando a universalidade da música.

Hermeto fez sua última apresentação no Brasil em junho de 2025, no Circo Voador, e seguiu se apresentando na Europa até agosto. Em 2023, recebeu o título de doutor honoris causa da Juilliard, em Nova York, além de universidades federais do Brasil.

Em 2024, lançou o álbum “Pra você, Ilza”, homenagem à mãe de seus filhos, e teve sua primeira biografia publicada: “Quebra tudo! – A arte livre de Hermeto Pascoal”.

Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. Para ele, a música era vida e alegria:

“Quando subo no palco, não tenho idade. O corpo pode ser de 88, mas a alma vira menino de novo”.

Sua obra permanece como legado universal da música brasileira.

Com informações de O Globo.

By Redação Jornal Imparcial

Redação do Jornal Imparcial Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *