A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciou o falecimento de Ubiraci Rodrigues da Costa, conhecido como Biriba. Ele faleceu nesta quinta-feira (25), em São Paulo, aos 80 anos. Considerado uma das maiores figuras da modalidade no país. Biriba marcou a história do tênis de mesa brasileiro com conquistas memoráveis e contribuições ao esporte ao longo de décadas.

Biriba ganhou destaque internacional ainda jovem. Em 1961, aos 15 anos, ele derrotou o então campeão mundial Rong Guotan durante o Mundial de Pequim, na China. O feito foi histórico, pois o brasileiro venceu na casa do adversário, diante de 15 mil torcedores chineses.

“Um menino de 15 anos do Brasil derrota seu ídolo, em seu próprio país, com 15 mil torcedores torcendo para o chinês. Fiquei na história do tênis de mesa dos dois países e do mundo”, recordou Biriba em entrevista à CBTM.

O feito o transformou em celebridade no Brasil, chegando a ser comparado a ícones como Pelé e Maria Esther Bueno, e ainda criança dividiu capa de revista com grandes nomes do esporte nacional.

By Redação Jornal Imparcial

Redação do Jornal Imparcial Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *