Piloto da Trident, o pernambucano Rafael Câmara, de 20 anos, se aproximou ainda mais do título da Fórmula 3. Ele conquistou a Pole Position do GP da Hungria da categoria, que acontece neste final de semana, no circuito Hungaroring, em Mogyoród.
A primeira posição do grid veio com 1:32.510, apenas 0.008s abaixo do espanhol Mari Boya, da Campos Racing, 4° colocado do Campeonato de Pilotos.
A pole garantiu ao piloto nordestino mais dois pontos na tabela de classificação e a possibilidade de conquistar o título já nesta etapa na Hungria. Além da 1ª posição e os dois pontos, Rafael Câmara conquistou a 12ª colocação na corrida sprint. Ela acontece no sábado (2), uma vez que a categoria utiliza o formato de grid invertido para esta corrida mais curta.
Na tabela geral, o pernambucano está em primeiro com 128 pontos. Trinta a mais que 2º colocado, o búlgaro Nikola Tsolov, da Campos Racing, que tem 98 pontos.
Embora esteja com 30 pontos a mais do que Nikola Tsolov. Câmara deve encerrar o final de semana com 40 pontos a mais do 2º colocado se quiser ser campeão da F3 neste fim de semana. Para isso, o pernambucano precisa ganhar todos os 39 pontos que são possíveis de um único piloto conquistar em um fim de semana da Fórmula 3. Sendo assim, além dos 2 pontos garantidos pela Pole Position, o brasileiro terá que vencer tanto a corrida sprint quanto a corrida principal.
O cenário, no entanto, é promissor para Rafael Câmara garantir o título. A última corrida da temporada, que acontece em Monza, na Itália, entre os dias 5 e 7 de setembro.
Caso conquiste o título desta temporada da F3, Rafael Câmara repetirá a façanha de Gabriel Bortoleto. Hoje, Bortoleto, é piloto da Sauber na F1. Mas antes, também, foi campeão da categoria, na temporada 2023. Pilotando na Trident.
Com informações do Blog do Torcedor.