Piloto nascido em Belo Horizonte e criado em Brasília, Alex é um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro. E o destino quis que seu aniversário caísse justo no fim de semana do GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos.
Foi lá mesmo, em 1977, que Alex pilotou sua March lado a lado com lendas como Emerson Fittipaldi (seu grande amigo), Niki Lauda, James Hunt, José Carlos Pace e tantos outros monstros sagrados da Fórmula 1.
Mas muito antes das pistas internacionais, Alex já fazia história em Brasília. A partir dos destroços do carro batido de seu pai, o Dr. Isaac Ribeiro (o primeiro cirurgião da capital), ele e os amigos Jean Louis, Zeca Vassalo e Helladio Toledo construíram um carro lendário. O “Patinho Feio”.
Montado com peças emprestadas e muita criatividade numa garagem improvisada, o protótipo da Equipe Camber foi apelidado pela jornalista Yvone Jean, que achou o carro feio. Mas viu aquele “patinho” virar cisne nas pistas.
Nos 500 km de Brasília de 1967, o improvável aconteceu: o carro chegou em 2º lugar, deixando para trás equipes com muito mais estrutura. Vencendo na marra, na fé e na vontade.
Fonte: Histórias de Brasília – Facebook
