Hoje, 18 de setembro de 2025, completam-se 29 anos do trágico acidente que marcou o fim do serviço do trem “Barrinha”. Este trem fazia o percurso entre Japeri e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Na manhã de 18 de setembro de 1996, cerca de 90 passageiros ocupavam a composição de passageiros denominado Barrinha. Quando um trem de carga desgovernado, que havia perdido os freios na descida da Serra do Mar, colidiu com a composição à aproximadamente 700 metros da Estação de Japeri.

Esse acidente resultou em 15 mortes confirmadas, embora alguns relatos mencionem 16 vítimas fatais, além de cerca de 60 feridos. Era um trem que, embora já tido como um serviço de longa data, continuava sendo essencial para populações de comunidades cortadas pela ferrovia. Estas, que dependiam dele para deslocamentos diários, trabalho, escola e acesso à cidade.

O Barrinha operava desde os anos 1970, ligando comunidades como Paulo de Frontin, Mendes, Barra do Piraí e outras localidades da Serra das Araras. Com o acidente, além do luto, houve o choque de ver cancelado um serviço querido e muito utilizado, que nunca voltou plenamente.

Não podemos esquecer esse episódio. Lembrar 29 anos desde o acidente do Barrinha é reconhecer que os trens de passageiros sempre foram muito mais que modos de transporte. São laços de conexão, vida comunitária, mobilidade, dignidade.

By Redação Jornal Imparcial

Redação do Jornal Imparcial Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *