Dia 27 de setembro, marcou o bicentenário de um dos eventos mais importantes da história moderna. A inauguração da Stockton and Darlington Railway (S&DR) na Inglaterra, em 27 de setembro de 1825. Há exatos 200 anos, o mundo testemunhava o nascimento da era ferroviária. Um marco que transformou para sempre o transporte, o comércio e a própria civilização.
A S&DR não foi a primeira linha férrea a existir. Mas foi a primeira companhia ferroviária pública do mundo a utilizar locomotivas a vapor para o transporte de carga e, crucialmente, de passageiros.
No dia da inauguração, uma multidão estimada entre 40 mil e 50 mil pessoas se reuniu no nordeste da Inglaterra, em Condado de Durham, para assistir ao espetáculo. A locomotiva, a lendária Locomotion No. 1, pilotada pelo seu engenheiro-chefe, o visionário George Stephenson, puxou um comboio de 36 vagões.
A composição incluía um vagão construído especificamente para passageiros, chamado Experiment. O trem inaugural carregou entre 450 e 600 pessoas por cerca de 42 km (26 milhas) entre Shildon e Stockton-on-Tees, passando pela cidade de Darlington. Em alguns trechos, a Locomotion No. 1 alcançou a impressionante velocidade de 24 km/h (15 mph). Um feito de tirar o fôlego para a época e uma demonstração inegável do potencial do vapor.
A ferrovia foi inicialmente concebida por Edward Pease para transportar carvão das minas do interior até o porto de Stockton, utilizando tração animal. Foi George Stephenson quem convenceu Pease e os investidores de que as máquinas a vapor poderiam ser até 50 vezes mais eficientes do que cavalos.
Um completo sucesso que revolucionou o transporte no mundo
O sucesso estrondoso da Stockton and Darlington Railway provou a eficácia e a viabilidade econômica do transporte a vapor. Rapidamente, o modelo se espalhou, impulsionando a Revolução Industrial, facilitando a migração, encurtando distâncias e redefinindo a sociedade global, um legado que continua vivo. O bicentenário de 2025 celebra o momento em que o mundo, literalmente, pegou o trem.
