A GWM iniciou nesta sexta-feira (15) as operações de sua fábrica em Iracemápolis (SP), instalada no antigo complexo da Mercedes-Benz. Atualmente, a planta emprega cerca de 600 trabalhadores e deve chegar a 800 ou 1.000 postos de trabalho até o final de 2025. Além disso, a linha de montagem terá capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano.
O complexo industrial tem capacidade instalada para produzir até 50 mil veículos por ano, inicialmente voltados para modelos híbridos. A produção começa pelo SUV Haval H6 e, em etapas seguintes, incluirá o H9 e a picape Poer.
O volume inicial será de 20 mil a 30 mil unidades anuais, com previsão de alcançar 50 mil em três anos. A meta de longo prazo é atingir 100 mil veículos por ano. No início, parte das peças será importada, mas a produção seguirá as diretrizes do programa federal MoVer, com conteúdo local já presente em pneus, vidros, rodas, bancos, chicotes elétricos e no processo de pintura. O objetivo é atingir 60% de nacionalização em três anos.
Fonte: Revista O Mecânico.