Gabriel Bortoleto alcançou marcos importantes com seu desempenho no GP da Hungria neste domingo. Aos 20 anos e nove meses de idade, o piloto da Sauber se tornou o brasileiro mais jovem a terminar uma corrida da F1 na sexta colocação. E, de quebra, quebrou um jejum de oito anos sem que um representante do país atingisse essa posição na categoria.
Nesta temporada, Gabriel Bortoleto já havia feito história ao se tornar o piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1. Na ocasião ele ficou com o nono lugar no GP da Áustria, em junho. Superando a marca de Felipe Massa, que havia terminado em sexto no GP da Malásia de 2002, com 20 anos e dez meses de idade.
Agora, com o resultado em Hungaroring, Bortoleto ultrapassou Massa em mais uma estatística histórica. O piloto brasileiro passa a ser o brasileiro mais jovem a alcançar um top-6 na categoria. Com cerca de um mês de diferença entre os dois.
Aliás, a última vez que um piloto brasileiro havia terminado uma corrida da F1 na sexta colocação foi justamente com Felipe Massa, no GP do Bahrein de 2017. Com o resultado deste domingo, Gabriel Bortoleto pôs fim a um período de oito anos sem representantes do país no top-6 da categoria.
Veja a tabela de classificação

Fonte: Gazeta Esportiva