O Brasil ganhou duas medalhas nesta quinta-feira (17) no Campeonato Pan-Americano de levantamento de pesos em Cali na Colômbia. Matheus Pessanha, que foi campeão mundial sub-20 em maio deste ano, levou duas medalhas de prata na categoria até 110kg. O brasileiro ficou em segundo lugar no arranco e no total, mas ficou a 3kg de um terceiro pódio no arremesso.
Matheus Pessanha iniciou sua participação no arranco com uma tentativa válida para 160kg. Em seguida, o brasileiro levantou 166kg, para assegurar ao menos a medalha de bronze. Para fechar a primeira parte da disputa, Mathues conseguiu 171kg para terminar o arranco em segundo lugar. Ele foi superado apenas pelo estadunidense Kolbi Fergusson que levantou 173kg para ficar com a medalha de ouro no segmento. O bronze foi para Karim Saadi Monroy, do México, com 169kg.
No arremesso, Matheus Pessanha ficou fora do pódio, na quarta colocação, após errar sua última tentativa. O brasileiro acertou seus levantamentos para 200kg e 205kg. Na útlima rodada, Matheus pediu 210kg, que o colocaria no pódio, mas não conseguiu completar o movimento. Kolbi Ferguson garantiu mais um ouro com 215kg, enquanto a prata foi para o peruano Hernan Viera com 210kg. O canadense Xavier Lusignan ficou em terceiro lugar com 209kg.
Mesmo sem conseguir uma medalha no arremesso, Matheus Pessanha levou a prata no total, com 376kg, estabelecendo um novo recorde pan-americano sub-20. Kolbi Ferguson foi o campeão com 388kg, enquanto Lusigan fechou o pódio com os mesmos 376kg de Matheus.
Fonte: Olimpíada Todo Dia