O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar São Paulo a Campinas por linha férrea, tem um desafio em sua implantação, que é a instalação dos quatro trilhos no traçado onde, hoje, existem apenas dois.
Outra questão que terão de lidar é a realização das obras em um trecho urbanizado, de maneira a não precisar paralisar a circulação dos passageiros e cargas.
Segundo a assessoria da TIC Trens, empresa responsável pela ferrovia, atualmente, a linha existente sai da capital e vai até Campinas, passando por Jundiaí, Vinhedo e Valinhos, boa parte do trajeto pela linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Onde também a concessionária MRS Logística opera o trens de carga. O desafio do empreendimento é construir a linha do TIC Eixo Norte entre a cidade do interior e a estação Água Branca.
O projeto prevê pontos de ultrapassagem na linha. Chamados de sidings ou desvios, eles vão permitir o cruzamento entre os trens durante toda a circulação do TIC. Sendo usados não só no horário de pico, mas também durante a operação comercial. Além disso, deverão ser feitos túneis na região de Botujuru.
Fonte: Com informações da Gazeta da Semana